Nossa Linha do Tempo
A Fábrica Criativa surgiu oficialmente em 2017 como uma casa cultural, mas sua base foi construída nos anos anteriores, a partir da experiência da fundadora: Maria Laura Tergilene, com produção de eventos e música desde 2014.
O nome "Fábrica Criativa" nasceu ao juntar a palavra “Fábrica” como referecia ao seu primeiro espaço físico, dentro de uma antiga fábrica de açúcar no centro de Belo Horizonte e a palavra “Criativa” sendo uma assinatura de seu formato de trabalho baseado em economia criativa.
A empresa foi criada com o objetivo de trazer experiencias musicais para o público jovem e acabou se tornando um espaço de suporte a artistas como consequência de centenas de projetos envolvendo shows autorais, festivais e movimentos culturais.
Durante o período de pandemia, com todos os eventos fechados, a operação migrou para o digital, gerando lançamentos musicais de impacto e um trabalho intenso educacional com foco em gestão cultural para todo um ecossistema musical que se formou ao redor da empresa.
A expansão aconteceu após a construção de diferentes pontos fisíscos, com estúdios criativos e escritório aberto para novos artistas. Projetos de impacto deram embasamento ao crescimento da comunidade artistica, como o desmembramento dos setores de produção e educacionais como novas empresas filhas: Academia Criativa, Criativa estúdios. Além da realização de eventos pilares do mercado mineiro, como o Seminário de Música Mineira, curadoria de espaços e festivais.
Hoje, a Fábrica Criativa se posiciona como um ecossistema musical completo, com foco em impacto social e liberdade artística, buscando desenvolvimento territorial e exportação cultural. O objetivo é expandir nacionalmente e internacionalmente, consolidando-se como referência de um modelo disruptivo no mercado da música, representando o Brasil perante todo o mundo como referencia no mercado fonográfico.
Comentários
Sem comentários ainda.
