Nossa Linha do TempoA Fábrica Criativa surgiu oficialmente em 2017 como uma casa cultural, mas sua base foi construída nos anos anteriores, a partir da experiência da fundadora: Maria Laura Tergilene, com produção de eventos e música desde 2014. O nome "Fábrica Criativa" nasceu ao juntar a palavra “Fábrica” como referecia ao seu primeiro espaço físico, dentro de uma antiga fábrica de açúcar no centro de Belo Horizonte e a palavra “Criativa” sendo uma assinatura de seu formato de trabalho baseado em economia criativa. A empresa foi criada com o objetivo de trazer experiencias musicais para o público jovem e acabou se tornando um espaço de suporte a artistas como consequência de centenas de projetos envolvendo shows autorais, festivais e movimentos culturais. Durante o período de pandemia, com todos os eventos fechados, a operação migrou para o digital, gerando lançamentos musicais de impacto e um trabalho intenso educacional com foco em gestão cultural para todo um ecossistema musical que se formou ao redor da empresa. A expansão aconteceu após a construção de diferentes pontos fisíscos, com estúdios criativos e escritório aberto para novos artistas. Projetos de impacto deram embasamento ao crescimento da comunidade artistica, como o desmembramento dos setores de produção e educacionais como novas empresas filhas: Academia Criativa, Criativa estúdios. Além da realização de eventos pilares do mercado mineiro, como o Seminário de Música Mineira, curadoria de espaços e festivais. Hoje, a Fábrica Criativa se posiciona como um ecossistema musical completo, com foco em impacto social e liberdade artística, buscando desenvolvimento territorial e exportação cultural. O objetivo é expandir nacionalmente e internacionalmente, consolidando-se como referência de um modelo disruptivo no mercado da música, representando o Brasil perante todo o mundo como referencia no mercado fonográfico.
0
Seminário de Música Mineira 2024No ano passado, o palco do Sesc Palladium recebeu grandes nomes do mercado musical mineiro em um encontro transformador. O Seminário de Música Mineira 2024 foi marcado por diálogos abertos, trocas de experiências e muito aprendizado sobre os desafios e oportunidades do setor. Contando com diversas mesas: -Festivais e Produtores de Eventos – Daniel Zago, Cláudio Martins, Artur França e Carlos Magno compartilharam vivências sobre produção e organização de grandes projetos culturais. •Marketing Musical – Máxima Talents, Marketing de Cantores e Fredzak debateram estratégias de visibilidade e construção de imagem no mercado. •Direitos Autorais – Enio Medeiros (ECAD) trouxe reflexões essenciais sobre proteção da obra e valorização do artista. •Gravadoras e Produtores – Luan Portilho (Só Hits), Bruno Barros (Sonastério), Malu Tamietti e Bruno Perdigão discutiram sobre produção, lançamentos e inovação. •Artistas – Mac Júlia, MC Xenon, Chris MC e Tianastácia dividiram suas trajetórias e inspirações diretamente com o público. O evento foi um marco na profissionalização e no fortalecimento da cena musical mineira, reunindo artistas, produtores e agentes culturais em um só espaço de troca.
0
Seminário de Música Mineira 2025A 2ª edição do Seminário de Música Mineira aconteceu no dia 29 de julho, no Grande Teatro do Sesc Palladium, e reuniu grandes nomes do mercado para um dia de troca e construção coletiva sobre o presente e o futuro da nossa música. • Mesa de Artistas – contou com as participações de Akatu, Bruna Lipiani, MC Gabzin, Henrique Portugal (Skank), Sidoka debatendo sobre os desafios e caminhos da trajetória artística em diferentes gêneros musicais. • Mesa Empreendendo no Setor da Música – Contou com Henrique Douglas (Doug Hits), Islan Morais, DJ Zeu e Tatiana Chaves trazendo experiências práticas sobre como estruturar projetos e movimentar o mercado mineiro. • Mesa Políticas Públicas, Cultura e Economia Criativa – reuniu Eliane Parreiras e Eduardo Cruvinel, refletindo sobre incentivos, editais e o papel das instituições no fortalecimento da cena musical. O evento reafirmou o compromisso de dar voz aos artistas, produtores e profissionais que constroem diariamente a música mineira, ampliando conexões e oportunidades para a nova geração. Foi uma noite de encontros, aprendizado e muita inspiração para quem vive, pensa e transforma a música em Minas.
0
Inauguração do Jardim OrigemNo dia 06 de Agosto a Fábrica Criativa marcou presença na inauguração do Jardim Origem com a curadoria artística, garantindo música boa durante todo o evento. O Line-Up organizado pela Fábrica transformou o evento em um verdadeiro festival, contando com nomes como Luisa Arantes, Lorenzo e Daniel, Rhom Live e o DJ Lucas Ribeiro, que garantiram a diversão de todos que estiveram presentes! Agradecemos imensamente o Jardim Origem pela parceria e confiança em nossa curadoria artística e em nossos artistas. Desejamos grande sucesso e que os próximos eventos sigam estreitando essa parceria!
0
Estado de MinasÉ com orgulho que compartilhamos nossa presença no Estado de Minas. A matéria destaca como a Fábrica Criativa, idealizada por Maria Laura Tergilene, se tornou a incubadora cultural que guia artistas em sua trajetória musical, com impacto social real e sem depender de incentivos externos. Desde 2017, já são mais de R$ 10 milhões transacionados e mais de 1.300 artistas beneficiados, com crescimento previsto de 500% ainda em 2025 Esse reconhecimento reforça nosso compromisso: transformar vidas por meio da música, com educação, produção e empreendedorismo. Obrigada a todos os artistas e parceiros que fazem parte dessa jornada!
0
Workshops Fábrica CriativaDesde 2021, realizamos dezenas de workshops gratuitos que já impactaram milhares de artistas e produtores em Minas Gerais. Vem sendo anos de troca de conhecimento, conexões e fortalecimento da cena musical local. Nosso objetivo sempre foi claro: aquecer o mercado da música e contribuir para o desenvolvimento dos artistas, oferecendo apoio e ferramentas para que cada talento possa expandir seu potencial.
0
Fábrica Criativa Casa de ShowA trajetória da Fábrica Criativa Casa de Show é marcada por apresentações que se tornaram referência na cena musical em Minas Gerais. Ao longo dos anos, o espaço recebeu nomes de grande relevância nacional, contribuindo para a consolidação de carreiras e para a expansão do mercado cultural no estado. Entre os artistas que passaram pelo nosso palco estão: Sidoka, Matuê (em sua primeira apresentação em Minas Gerais), Oriente, Poesia Acústica (responsável pelo primeiro show da casa), Chapeleiro, Djonga, Costa Gold e muito mais! ada evento reafirmou o compromisso da Fábrica Criativa em produzir experiências culturais de impacto, conectando público e artistas e fortalecendo o ecossistema da música.
0
Peq. Empresas & Grandes NegóciosÉ com orgulho que compartilhamos nossa presença na Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso: transformar vidas por meio da música, com educação, produção e empreendedorismo. Obrigada a todos os artistas e parceiros que fazem parte dessa jornada! A matéria destaca como a Fábrica Criativa, idealizada por Maria Laura Tergilene, vem transformando a lógica do mercado musical, oferecendo um modelo de gestão que garante aos artistas independência, estrutura e liberdade para conduzirem suas próprias carreiras. Hoje, já são mais de 500 artistas ativos, milhões de ouvintes alcançados, turnês internacionais da África à Europa e músicas que chegaram ao topo das paradas brasileiras.
0
Lançamentos MusicaisSe liga nos nossos últimos lançamentos musicais! Seguimos firmes no propósito de transformar vidas por meio da música. Cada lançamento é fiel ao sonho do artista e nossas estratégias alinham esse sonho com o sucesso. Confira nossos lançamentos em todas as plataformas digitais.
0
Cria SessionsMais do que um palco, o Cria Sessions é um espaço de encontro! Um evento que tem acontecido mensalmente dentro da Fábrica Criativa, com o propósito de dar voz e visibilidade aos artistas da nossa comunidade. Pessoas que transformam ideias em música e constroem cultura todos os dias. Nas duas primeiras edições, o palco do Cria recebeu artistas de diferentes estilos, trajetórias e sonoridades. De vozes autorais a releituras potentes, o evento tem mostrado a força da diversidade artística e o quanto é essencial criar espaços de fomento à cultura local. Que venham as próximas edições!
0
